Blog Layout

Planejamento Hospitalar | 5 Passos para melhorar a Produtividade com Indicadores Hospitalares

mai. 25, 2021

A produtividade é um dos principais fatores para qualquer tipo de empresa. Ter profissionais engajados e um processo operacional eficiente é fundamental para a qualidade de uma instituição.


No caso de hospitais, ter a equipe de funcionários motivada e a logística operacional com bom funcionamento é resultado de uma gestão hospitalar eficiente. Mas também atenta aos indicadores hospitalares.


Estes últimos são fundamentais para que o planejamento estratégico do hospital seja feito com embasamento. E portanto, de maneira mais fidedigna à realidade da instituição.


Nesse artigo, vamos apresentar 5 passos para você que tem um hospital para gerir e que deseja melhorar a produtividade dele com os indicadores hospitalares. Por isso, se você deseja aprender os 5 passos, confira essa leitura!


Roteiro de leitura:

  • Entenda mais sobre os indicadores hospitalares
  • 5 passos para você melhorar a produtividade com os indicadores hospitalares
  • Soluções para lidar com a falta de monitoria dos indicadores e processos hospitalares
  • A produtividade do hospital atrelada à falta de monitoria dos processos hospitalares
  • Indicadores pré-configurados e personalizados da ForHealth
  • Como saber se o planejamento hospitalar implantado tem surtido efeito sobre a produtividade do hospital?
  • Dicas gerais para aumentar a produtividade do seu hospital a partir dos indicadores
  • Conclusão


#Planejamento Hospitalar - Entenda mais sobre os indicadores hospitalares

Planejamento Hospitalar - Indicadores Hospitalares

Os indicadores são o reflexo dos dados levantados por um sistema de Business Intelligence (inteligência de negócio), também conhecido como sistema BI. No caso de hospitais, os indicadores podem trazer informações a respeito de contas, faturamentos e gastos, taxa de ocupação de leitos, período de permanência dos pacientes no hospital e entre outros.


Todos esses índices são importantes para criar uma análise conjuntural que otimize os processos da instituição. 


Os indicadores permitem uma análise mais acurada de todo o extenso quantitativo de dados que um hospital pode oferecer, garantindo um olhar menos amplo e mais assertivo para os profissionais à frente da gestão hospitalar.


O monitoramento assíduo desses indicadores pode ser um fundamental para melhorar aspectos econômico-financeiros, administrativos e operacionais do hospital. Assim como, a falta de monitoria deles pode fazer com que a análise dos processos da instituição não seja específica e tampouco eficiente como poderia ser.

#Planejamento Hospitalar - 5 passos para você melhorar a produtividade com os indicadores hospitalares

Após entender um pouco mais sobre o conceito, conheça abaixo os 3 primeiros passos em torno dos indicadores hospitalares que podem aumentar a produtividade da sua instituição.

Passo 1: Integre os sistemas

A integração do sistema de BI com o sistema do próprio hospital é o primeiro passo para melhorar a produtividade do mesmo. Essa integração permitirá que os dados e consequentemente os indicadores hospitalares sejam fiéis à realidade do hospital. Apresentando assim, informações mais confiáveis para os gestores hospitalares.


Além disso, os dados receberão atualizações de forma mais rápida do que os sistemas sem associação.


Passo 2: Monitore os indicadores (acompanhamento)

Após inserir indicadores no processo de análise e gestão de uma empresa, é importante utilizar essa ferramenta da maneira mais proveitosa possível. A partir do acompanhamento dos indicadores é possível aumentar a produtividade do hospital. Isso se dá ao realizar uma análise do desempenho de todos os indicadores, assim como das medidas que tiveram sua implementação após a análise dos mesmos.


Alguns indicadores que podem aumentar a produtividade a partir do acompanhamento são: tempo de atendimento de pacientes, tempo médio de espera até os atendimentos e etc.

Passo 3: Revise as rotinas

Ao compilar os dados e verificar os indicadores, será necessário analisar os procedimentos do dia-a-dia do hospital. Por essa razão, uma revisão de rotina será fundamental para associar os indicadores à logística operacional do hospital e identificar questões que influenciam e são influenciadas pelos indicadores.


Ao adquirir um sistema que forneça indicadores estatísticos hospitalares, não deixe de revisar as rotinas do hospital.


Estes três primeiros passos são fundamentais para a gestão hospitalar se ambientar aos indicadores e dar início a um bom acompanhamento dos. Os próximos passos são dicas efetivas utilizando os dados dos indicadores para melhorar a produtividade do hospital. Verifique abaixo:

Passo 4: Realize um planejamento estratégico para o hospital

Com o acesso a indicadores, a equipe de gestão hospitalar pode construir um planejamento estratégico pautado nos mesmos. Esse planejamento poderá analisar as agendas de cirurgias, ocupação de leitos, período de internação e índice de permanência dos pacientes e entre outras informações adquiridas a partir da análise dos indicadores.


A realização de um planejamento dará origem a medidas que ao serem efetivadas incidirão sobre o nível de produtividade do hospital.

Passo 5: Defina um tempo médio ideal para atendimentos

Com os indicadores é possível saber o tempo médio de atendimentos realizados no hospital. Com essa informação é possível realizar um planejamento de atendimento. É claro que não se deve programar e engessar o atendimento, no entanto, um planejamento é fundamental para otimizar o tempo dos atendimentos, entregando consultas eficientes e diminuindo o período de espera dos outros pacientes.

#A produtividade do hospital atrelada à falta de monitoria dos processos hospitalares

Planejamento Hospitalar - Produtividade do Hospital

Após verificar os passos para aumentar a produtividade hospitalar utilizando indicadores estatísticos ficou evidente a importância de realizar um acompanhamento sobre esses dados. Da mesma maneira, a falta desta monitoria faz com que ocorra um déficit de controle nos processos e consequentemente na produtividade desempenhada pelo hospital.


Isto é, por mais que existam meios para verificar os dados do hospital de maneira prática, acessível e até online, como é o caso do software da ForHealth, faz-se necessário uma monitoria efetiva sobre as informações.

#Soluções para lidar com a falta de monitoria dos indicadores e processos hospitalares

Devido ao fato de essa falta de monitoria incidir diretamente sobre os fatores de produtividade do hospital é importante buscar soluções para resolver essa lacuna. Confira abaixo duas maneiras de solucionar o déficit atrelado ao monitoramento dos indicadores e processos hospitalares.


Ao tomar essas medidas certamente será mais fácil atingir a produtividade almejada.

Capacitação dos profissionais

Não adianta ter indicadores relevantes e específicos se não houver quem administre, analise e crie planejamentos com as informações fornecidas. Por isso, ao pensar em uma instituição hospitalar produtiva, é necessário investir em uma equipe com capacitação para compilar os indicadores. E além disso, criar análises estratégicas da conjuntura apresentada a partir deles.


Com a capacitação, os profissionais da gestão hospitalar poderão realizar uma análise bem fundamentada, além de montar um excelente planejamento estratégico para sanar eventuais transtornos, atingir metas e melhorar os resultados desejados.


A capacitação de profissionais não é um custo ou despesa, mas sim um investimento necessário para quem acredita que a gestão hospitalar é a base fundamental para o bom funcionamento de uma instituição de tamanha responsabilidade como um hospital.

Contar com uma empresa que entregue mais do que apenas os indicadores

Além de ter uma equipe capacitada e comprometida com o propósito do hospital para gerir a instituição, também é importante contar com uma empresa de confiança e que forneça mais do que o propósito de entregar indicadores para os hospitais. Nesse sentido, a ForHealth destaca-se como uma empresa que apresenta diversos benefícios aos seus clientes.


Além de indicadores, a empresa tem especialização e experiência na área de saúde e conta com um time de profissionais prontos para auxiliar os clientes no controle de processos, utilização da plataforma e entre outras questões atreladas ao serviço oferecido.


#Indicadores pré-configurados e personalizados da ForHealth

A ForHealth é uma empresa que conta com um software BI para ter a integração feita com o sistema dos hospitais fornecendo os indicadores estatísticos. Além de mais de 200 indicadores pré-configurados e prontos para utilizar no intuito de aumentar a produtividade do seu hospital, a ForHealth cria indicadores personalizados de acordo com as necessidades e especificidades de cada hospital. 


Após a rápida implantação da tecnologia da ForHealth – que é entregue em até duas semanas -, o cliente, mas também a gestão hospitalar terão acesso aos Dashboards, painéis de indicadores que fornecerão informações em tempo real devido à integração com o sistema do hospital.


Essas informações estarão disponíveis remotamente por celular, tablet ou notebook para facilitar o trabalho dos profissionais de gestão que precisam estar atualizados, mas que nem sempre conseguem ir até um local para observar mudanças e tomar decisões.


Além disso tudo, a ForHealth implanta uma espécie de “evento sentinela” que são notificações inteligentes que irão disparar sinalização por e-mail, SMS ou notificação do próprio aplicativo quando houver mudanças nos Dashboards.


Entre os mais de 200 indicadores fornecidos pela empresa estão os seguintes:

  • Dashboard;
  • Indicadores estatísticos;
  • Operacionais;
  • Indicadores gerenciais e;
  • Indicadores estratégicos.


O conjunto desses indicadores associado a um bom monitoramento dos mesmos consiste na possibilidade de construir uma análise de conjuntura bem feita da instituição em questão. Com isso, certamente o planejamento hospitalar construído será o ideal para atingir a produtividade que se deseja.

#Como saber se o planejamento hospitalar implantado tem surtido efeito sobre a produtividade do hospital?

Uma análise assertiva, obtida a partir do estudo dos indicadores adquiridos por um sistema, não necessariamente configura um planejamento estratégico assertivo. Como visto, a capacitação de profissionais de gestão hospitalar tem bastante peso sobre esse quesito.


Além disso, não é incomum que outros fatores venham a intervir nos indicadores enquanto um planejamento estratégico hospitalar está sendo aplicado. Nesse caso, é fundamental que os responsáveis em analisar e entregar os resultados que se baseiam nos indicadores identifiquem as mudanças que ocorrem a fim de adaptar o plano hospitalar à nova conjuntura.


Além de ser necessário ter um esforço na atenção que se dá à mudança de indicadores, também é importante verificar se as medidas do planejamento hospitalar estão surtindo efeito. Essa percepção requisitará uma análise mais específica sobre os indicadores que se deseja atingir, tanto antes quanto após efetivar uma medida.


A variação ou não do (s) indicador (es) demonstrará se o planejamento hospitalar está correndo da maneira esperada ou não. Em caso negativo será preciso repensar a estratégia que se utiliza, isto é, a partir de uma nova análise.


#Dicas gerais para aumentar a produtividade do seu hospital a partir dos indicadores

Planejamento Hospitalar - Para aumentar a Produtividade do seu Hospital

Apesar de toda tecnologia que se envolve nos indicadores, os processos e ações que se relacionam a eles não precisam ser todas mecânicas. Na realidade, em um mundo cada vez mais robotizado, os diferenciais estão presentes nas questões mais humanas. Verifique abaixo algumas dicas também associadas aos indicadores:

Engajamento dos profissionais

Por mais que muitos aspectos operacionais impactem na produtividade do hospital, ainda são as pessoas os responsáveis por gerenciar, operacionalizar e trabalhar na instituição. Sendo assim, os líderes de frente do hospital são humanos e responsáveis primários pela recepção de pacientes. Mas também pela condução até os aspectos mais mecânicos.


Eles são os gestores do tempo que se utiliza nas consultas e atendimentos e entre outros fatores. Assim, os profissionais do hospital além de ter capacitação, precisam ter motivação para trabalhar. E assim, atingir as metas propostas através dos indicadores da instituição.



Essa motivação deve ser uma das prioridades de uma gestão hospitalar que deseje efetivar um planejamento hospitalar.

Fomento à comunicação interna

Para constituir um engajamento entre os profissionais e a empresa faz-se necessária uma comunicação interna eficiente. As pessoas se interessam muito mais por aquilo que conhecem, se identificam ou entendem como propósito e, por isso, deve ocorrer um fomento à comunicação interna. O gestor do hospital precisa ter conhecimento dos objetivos da gestão hospitalar.


Mas também do funcionário da recepção. A inclusão cria pertencimento, bem como a motivação necessária para trabalhar pelas metas da instituição que aquele profissional agrega.


Conclusão

Nessa leitura foi possível entender um pouco mais sobre a influência dos indicadores hospitalares na produtividade da instituição, bem como conhecer alguns passos para aumentar a produtividade por meio deles. Também esclarecemos dicas, bem como resoluções nesse artigo e caso você deseje ler mais conteúdos como esse, basta visitar o blog da ForHealth.


Além disso, não perca tempo e venha conhecer a ferramenta da ForHealth que lhe garantirá total suporte de informações estratégicas, integração de dados e resultados do seu hospital em qualquer lugar. Entre em contato conosco e solicite seu orçamento.


ForHealth Planejamento Hospitalar
29 mai., 2021
Exclusividade ForHealth: Conheça agora todos os benefícios que apenas clientes ForHealth possuem e aproveite para obtê-los você também!
Software B.I.
28 mai., 2021
Descubra 4 dos pontos chaves sobre software BI, o sistema que compila os dados e oferece informações valiosas para a monitoria dos processos hospitalares!
Planejamento Hospitalar Investimento
28 mai., 2021
Entenda como o mercado está investindo em controle de processos e indicadores para aumentar a produtividade! Clique aqui para ler o artigo!
Planejamento Hospitalar | Perda de Receita
25 mai., 2021
Se sua instituição hospitalar está sofrendo com a perda de receita, você precisa saber exatamente quais aspectos estão sendo afetados.
Planejamento Hospitalar | Controle de Processos e Indicadores
25 mai., 2021
Aprenda como fazer o controle de processos e indicadores para sua instituição hospitalar a partir da análise de indicadores de desempenho.
Planejamento Hospitalar - Software de Gestão
29 mar., 2021
Saiba como um software de controle de processos e indicadores pode facilitar a gestão do seu hospital. Leia o artigo e conheça mais!
Planejamento Hospitalar -Controle de processos Hospitalares
26 mar., 2021
Nesse artigo vamos falar sobre o controle de processos hospitalares e como realizá-lo. Então, clique aqui e fique por dentro desse conteúdo!
26 mar., 2021
Dentro do Planejamento Hospitalar, o controle de processos e indicadores é o pilar que sustenta a administração do hospital, para que a instituição possa se manter dentro do controle, atingindo as suas metas e objetivos. Nesse sentido, o controle das atividades envolve tudo o que é feito dentro da instituição de saúde, desde a chegada do paciente, passando pela administração, até o setor financeiro. Realizar o controle de processos hospitalares visa fazer com que todas as atividades dentro da instituição sejam feitas conforme os padrões que estabeleceram. Com isso, os gestores conseguem ampliar a visão do funcionamento das organizações de Saúde. E para realizar a gestão de forma eficiente, os gestores podem contar com ferramentas que descomplica o controle dos processos que ocorrem no hospital. Entre eles, podemos dar destaque aos indicadores estratégicos. Por meio deles, é possível mapear todas as atividades feitas por cada funcionário da instituição, do assistencial ao BackOffice. Além disso, também é possível monitorar se esse trabalho está sendo feito de acordo com os padrões impostos. Tendo em vista a presente imersão ao tecnológico, a transformação digital com a implantação de sistemas que substituem os antigos e embaralhados papéis podem facilitar na otimização do gerenciamento de processos. Assim, ao utilizar indicadores estratégicos nas ações de controle e planejamento, é possível cumprir metas e avaliar erros que podem afetar o funcionamento do hospital e impactar no atendimento ao paciente. Para esclarecer melhor tópicos referentes a esse tema, selecionamos os seguintes pontos para serem abordados nesse artigo: Por que fazer o controle de processo no meu hospital? Vantagens dos sistemas de gestão Investimentos essenciais para o controle de processos Os indicadores hospitalares no controle de processos O que eu posso monitorar com os indicadores hospitalares? Acompanhe a leitura e fique por dentro!
Planejamento Hospitalar: Aumento de Custo Hospitalar
26 mar., 2021
Saber controlar o aumento de custo hospitalar garante a manutenção da instituição e a boa prestação de serviço ao usuário.
Planejamento Hospitalar: Aumento de Permanência
26 mar., 2021
O planejamento de uma gestão hospitalar influencia no funcionamento de um hospital, inclusive evitando o aumento da permanência.
Mais Posts
Share by:
Dúvidas?
Fale com um Gerente de Contas.