Blog Layout

Planejamento Hospitalar | Perda de Receita: 3 problemas advindos dela

mai. 25, 2021

Independentemente da finalidade de uma instituição, a perda de receita é um fator indesejado. Instituições privadas têm como objetivo a lucratividade. Instituições públicas evitam gastos para atender as demandas. 


E mesmo as organizações sem fins lucrativos precisam trabalhar na contenção de receita para manter o bom funcionamento da instituição. Por isso, ao planejar o direcionamento financeiro de uma organização é preciso estar atento aos problemas advindos da perda de receita.


Esse fator de certo é um limitador de qualquer instituição. Ao tomar um hospital como 

exemplo compreende-se que a perda de receita afeta diretamente as possibilidades de expansão de alas. Mas também do número de funcionários de um hospital. Além disso, diminui os investimentos que podem ser feitos na estrutura, em equipamentos e em demais aspectos que poderiam beneficiar o hospital.


Nesse artigo, será possível conhecer alguns dos problemas que ocorrem pela perda de receita.  Também será possível encontrar uma solução para a raiz da questão desse déficit financeiro por meio de um planejamento hospitalar. 


Prossiga com a leitura para entender um pouco mais sobre os prejuízos que isso traz. E além disso, de que forma é possível lidar com a situação de maneira prática e segura a partir da análise de indicadores.

Roteiro de leitura:



  • Identificando os problemas gerados por perda de receita
  • Identificando os causadores da perda de receita
  • A tecnologia como aliada na gestão de receita hospitalar
  • Produção de Indicadores pela ForHealth
  • Aspectos gerais atrelados à perda de receita
  • Implantação de Software de Gestão Inteligente realizada: como prosseguir?
  • De que forma construir um planejamento estratégico e analítico para um hospital?

#Planejamento Hospitalar - Identificando os problemas gerados pela perda de receita

Perda de Receita

Não é preciso dizer que a perda de receita é prejudicial a toda e qualquer instituição. Contudo, é importante saber quais os principais pontos em um hospital que sofrem com a perda de receita.


Uma equipe de gestão hospitalar precisa identificá-los para trabalhar em um planejamento estratégico eficiente. Confira abaixo alguns desses fatores:

Falta de investimento estrutural

O bom funcionamento da instituição é fundamental para a manutenção da receita. E por isso, em geral esse é um aspecto prioritário no direcionamento financeiro de um hospital. Investimentos de estrutura, por outro lado, caso não sejam urgentes, podem e tendem a sofrerem adiamentos quando há um déficit de receita na instituição. 


Apesar de não ser prioridade, um bom investimento estrutural acarreta na maior valorização do hospital. O que retornará à instituição por meio de expansão de alas, de procedimentos e de equipamentos que, por fim, retornarão como acréscimo à própria receita.

Falta de insumos e materiais hospitalares

É preciso que a gestão hospitalar esteja bastante atenta à perda de receita para que esse aspecto não impacte na rotina da instituição. Como visto, a continuidade logística e operacional da instituição devem ser prioridades. 


Mas há casos em que a perda de receita pode ser tamanha que chega a impactar esse aspecto se a gestão hospitalar e o planejamento estratégico da instituição não forem bem feitos. Desse modo, a falta de receita pode ocasionar um déficit de insumos, equipamentos e a manutenção destes.

Falta de incentivo aos profissionais dos hospitais

Seja financeiramente - atrelado a bons salários e reajustes anuais - ou a outros incentivos que podem ser feitos também a partir do uso da receita do hospital, é importante que os profissionais estejam motivados. Com a perda de receita, isso pode ser lesionado.

#Planejamento Hospitalar - Identificando os causadores da perda de receita

É importante identificar os aspectos que mais sofrem com a perda de receita para projetar um olhar mais atento e realizar medidas que diminuam o impacto da perda de receita de um hospital. Essa percepção, no entanto, não garante entender quais são as raízes que acarretam o déficit financeiro.


Para isso, é necessária uma análise de toda a conjuntura da organização que se debruce sobre os aspectos que estão conduzindo à perda de receita.


Em um hospital, esse detalhamento pode ser mais demorado devido à quantidade de dados a serem compilados e o tempo para fazê-lo, mas isso não exime a necessidade de coletar as informações ideais para sanar não apenas a perda de receita, mas eventuais situações que prejudiquem a instituição. 


Além disso, os aspectos que influenciam a perda de receita são diversos e variam de instituição para instituição, o que confere ainda mais personalidade à percepção de análise dos fatores que contribuem com o déficit financeiro. 


É possível que em uma instituição esteja havendo aumento ou diminuição de permanência de pacientes e isso esteja influenciando na receita enquanto em outra a perda de receita pode estar se dando devido a gastos excessivos e/ou desnecessários. Para saber exatamente quais fatores estão ocasionando a perda de receita e, consequentemente, gerando x problemas para o hospital é preciso realizar uma análise detalhada e específica.


Ao entender a relevância dessa questão e visando otimizar o extenso e pessoal processo de análise da conjuntura do hospital, a ForHealth, uma empresa de Software de Controle de Processos, apresenta os indicadores hospitalares fundamentais para a resolução de demandas como a perda de receita.

#A tecnologia como aliada na gestão de receita hospitalar

Uma instituição como um hospital oferece diversas variáveis que irão implicar na geração de receita, no ganho e também na perda dela. A vastidão de dados é um fator que dificulta a análise da gestão hospitalar, afinal, com o tempo inserido na coleta de tantos dados, é possível que ao finalizar a coleta, os dados já não estejam atualizados e a eficiência da análise seja comprometida. 


Apesar desse desafio, assim como muitas outras demandas resolvidas atualmente, é possível recorrer à tecnologia para otimizar o tempo do processo e com isso realizar uma análise fidedigna à realidade da instituição. 


Devido à quantidade de informações e à rotatividade das mesmas, gestores hospitalares podem contar com a tecnologia de controle do Software da ForHealth para realizar o levantamento e integração de dados do hospital. A empresa já apresenta mais de 200 indicadores, entrega resultados rápidos e que podem ser acessados de qualquer lugar. 


Todos esses fatores são oferecidos ao entender que um gestor hospitalar precisa estar atualizado a todo o tempo e que muitas vezes não é possível acessar tudo em um só lugar. Ter a tecnologia como aliada na gestão de receita hospitalar é, certamente, o ideal.

#Indicadores hospitalares da ForHealth

Planejamento Hospitalar - Indicadores Hospitalares

Demanda excessiva, decisões difíceis e importantes, gestão de quadro de funcionários, administração operacional da instituição e preocupação com vidas: essas são algumas das questões com as quais um gestor (a) ou uma equipe de gestão hospitalar precisam lidar. 


Firmeza, dinamismo e responsabilidade são alguns dos aspectos que as pessoas na linha de frente do planejamento estratégico e hospitalar precisam ter para lidar com a rotina diária, a quantidade de novas informações e com um extenso grupo de funcionários da instituição. 


Com essas grandes responsabilidades, quanto mais prático, ágil e eficiente for o trabalho e as informações recebidas, mais assertivo é a condução da gestão hospitalar.

Por essa razão, ao entender a importância de informações diretas, relevantes e decisivas, a For Health operou na construção de um software de Business Intelligence, também conhecido como software BI


O BI consiste em um programa ou aplicativo “inteligente” que coleta, gere e processa grandes quantidades de dados não estruturados de sistemas internos e externos, como os das bases de hospitais. 


Esse software compila as informações e apresenta indicadores hospitalares que otimizam o trabalho dos gestores dessas instituições a partir de informações que facilitam a análise da conjuntura do hospital e a solução de problemas por meio do planejamento.

#Aspectos gerais atrelados à perda de receita

Como visto, as questões de um hospital são bastante pessoais e irão variar de acordo com a condução da instituição. Apesar disso, existem alguns fatores que em geral tem relação à perda de receita e que é possível identificar a partir dos indicadores hospitalares. Confira abaixo dois exemplos que podem diminuir os problemas gerados por perda de receita:

Diminuição de gastos: despesas

Existe uma distinção entre custo e despesa. O primeiro é inerente ao funcionamento e manutenção dos serviços feitos, que pode ser exemplificado pelo custo com os salários dos funcionários. Já as despesas não são fundamentais. 


Na realidade, são aspectos que não fazem parte da produção ou do funcionamento totalmente pleno. Mas são parte da operacionalização, como por exemplo uma despesa com investimento em marketing, uma ação de brindes para os pacientes e etc. Esses aspectos não são totalmente necessários. 


E, por ora, são gastos que é possível adiar. E que podem ter a frequência diminuída e/ou que podem ser contidos visando a recuperação da receita. Tudo isso, é claro, até que ocorra um levantamento dos indicadores e um planejamento hospitalar seja realmente posto em prática.

Atenção redobrada ao financeiro

Pagamento de impostos, salários, cobranças e entre outras questões do âmbito financeiro devem ter uma atenção a mais durante o período em que se identifica a perda de receita. Evitar multas e perdas é fundamental para evitar ainda mais os problemas decorrentes da perda de receita. 


Além disso, um olhar detalhado aos gastos pode fazer com que a gestão perceba que a conta de energia está vindo mais alta que o normal e então descobrir que estava ocorrendo um problema no ar condicionado central do hospital. É possível perceber de perto esse e outros aspectos que fazem parte de uma boa gestão hospitalar.

#Implantação de Software de Gestão Inteligente realizada: como prosseguir?

Software de Gestão Inteligente

A implementação do programa de BI é feita por profissionais especializados que têm a prática e a experiência como aliados e que por isso conseguem entregar o sistema em até duas semanas a partir da solicitação.


Após a conclusão do implemento do Software será ainda mais fácil lidar com as questões em torno da perda de receita, bem como todos os problemas gerados por ela. 


A ForHealth conta com uma tecnologia avançada que concede informações a respeito dos indicadores hospitalares sobre todos os setores e que são ideais para o grupo de gestão da instituição conduzir um planejamento eficiente. 


Além disso, principalmente em uma situação delicada como a trazida pelo Coronavírus, as informações precisam ser atualizadas de maneira que as decisões tomadas sejam coerentes com a situação vivida pelo hospital.


Por isso, as informações que o Software oferece são feitas em tempo real para que a gestão hospitalar seja bem embasada.


Ao adquirir o Software, a equipe de gestão poderá acompanhar os principais processos assistenciais da instituição, tanto no que consiste os trâmites operacionais quanto os aspectos econômico-financeiros, andamento de cirurgias, média de dias de permanência de pacientes, se está havendo aumento ou diminuição no número de pacientes diariamente e entre outros indicadores. 



Com a visualização com boa definição de todos os dados relevantes do hospital, apenas será preciso compilar as informações de maneira analítica. E em seguida, tomar as melhores decisões com os excelentes dados disponibilizados.

#De que forma construir um planejamento estratégico e analítico para um hospital?

As informações que é possível adquirir com a utilização da ferramenta de gerenciamento e Software BI são extremamente úteis. Mas só serão eficientes se utilizarem os dados para construir um bom planejamento hospitalar. Confira abaixo alguns passos para construir um bom planejamento. 


Não se esqueça que essas dicas não são engessadas. Na realidade, elas são feitas para facilitar o processo de planejamento hospitalar. E desse modo, é preciso adicionar e editá-las de acordo com as necessidades de cada instituição.

Identifique os indicadores mais alarmantes

Os indicadores mais críticos devem receber um olhar mais cuidadoso dos gestores. Isso para que seja possível entender em quais fatores esses indicadores influenciam e o que acarretam. Ranqueie os indicadores por ordem de prioridade, isso ajudará no próximo passo.

Identifique quais medidas são necessárias para sanar ou incentivar esses indicadores

É possível que um indicador positivo para a receita esteja ativo e com bom grau de influência. Nesse caso, é interessante verificar quais medidas estão afetando esse aspecto para dar continuidade. Da mesma maneira, é preciso analisar e refletir sobre um indicador crítico para que assim, a próxima etapa seja bem feita.

Trace metas para modificar os indicadores de acordo com o objetivo para o hospital

É importante lançar um planejamento estratégico para a correção do que for necessário após a análise dos indicadores. No caso da perda de receita, o planejamento pode basear-se na diminuição dos problemas que a perda de receita causa. Mas também nos aspectos que estão ocasionando o problema.

Revise o objetivo e as metas

É importante definir metas para analisar a conjuntura hospitalar pois caso não seja possível atingi-las fica fácil identificar que há um obstáculo no processo.


Por isso, é importante sempre revisar as metas e o objetivo, refazendo-os caso seja necessário.


Acesse o nosso site e conheça os serviços!

ForHealth Planejamento Hospitalar
29 mai., 2021
Exclusividade ForHealth: Conheça agora todos os benefícios que apenas clientes ForHealth possuem e aproveite para obtê-los você também!
Software B.I.
28 mai., 2021
Descubra 4 dos pontos chaves sobre software BI, o sistema que compila os dados e oferece informações valiosas para a monitoria dos processos hospitalares!
Planejamento Hospitalar Investimento
28 mai., 2021
Entenda como o mercado está investindo em controle de processos e indicadores para aumentar a produtividade! Clique aqui para ler o artigo!
Planejamento Hospitalar | 5 Passos para melhorar a Produtividade
25 mai., 2021
Conheça 5 passos fundamentais para melhorar a produtividade do seu hospital com indicadores hospitalares. Clique aqui e entenda sobre!
Planejamento Hospitalar | Controle de Processos e Indicadores
25 mai., 2021
Aprenda como fazer o controle de processos e indicadores para sua instituição hospitalar a partir da análise de indicadores de desempenho.
Planejamento Hospitalar - Software de Gestão
29 mar., 2021
Saiba como um software de controle de processos e indicadores pode facilitar a gestão do seu hospital. Leia o artigo e conheça mais!
Planejamento Hospitalar -Controle de processos Hospitalares
26 mar., 2021
Nesse artigo vamos falar sobre o controle de processos hospitalares e como realizá-lo. Então, clique aqui e fique por dentro desse conteúdo!
26 mar., 2021
Dentro do Planejamento Hospitalar, o controle de processos e indicadores é o pilar que sustenta a administração do hospital, para que a instituição possa se manter dentro do controle, atingindo as suas metas e objetivos. Nesse sentido, o controle das atividades envolve tudo o que é feito dentro da instituição de saúde, desde a chegada do paciente, passando pela administração, até o setor financeiro. Realizar o controle de processos hospitalares visa fazer com que todas as atividades dentro da instituição sejam feitas conforme os padrões que estabeleceram. Com isso, os gestores conseguem ampliar a visão do funcionamento das organizações de Saúde. E para realizar a gestão de forma eficiente, os gestores podem contar com ferramentas que descomplica o controle dos processos que ocorrem no hospital. Entre eles, podemos dar destaque aos indicadores estratégicos. Por meio deles, é possível mapear todas as atividades feitas por cada funcionário da instituição, do assistencial ao BackOffice. Além disso, também é possível monitorar se esse trabalho está sendo feito de acordo com os padrões impostos. Tendo em vista a presente imersão ao tecnológico, a transformação digital com a implantação de sistemas que substituem os antigos e embaralhados papéis podem facilitar na otimização do gerenciamento de processos. Assim, ao utilizar indicadores estratégicos nas ações de controle e planejamento, é possível cumprir metas e avaliar erros que podem afetar o funcionamento do hospital e impactar no atendimento ao paciente. Para esclarecer melhor tópicos referentes a esse tema, selecionamos os seguintes pontos para serem abordados nesse artigo: Por que fazer o controle de processo no meu hospital? Vantagens dos sistemas de gestão Investimentos essenciais para o controle de processos Os indicadores hospitalares no controle de processos O que eu posso monitorar com os indicadores hospitalares? Acompanhe a leitura e fique por dentro!
Planejamento Hospitalar: Aumento de Custo Hospitalar
26 mar., 2021
Saber controlar o aumento de custo hospitalar garante a manutenção da instituição e a boa prestação de serviço ao usuário.
Planejamento Hospitalar: Aumento de Permanência
26 mar., 2021
O planejamento de uma gestão hospitalar influencia no funcionamento de um hospital, inclusive evitando o aumento da permanência.
Mais Posts
Share by:
Dúvidas?
Fale com um Gerente de Contas.