Blog Layout

Planejamento Hospitalar | Controle de processos hospitalares: como a tecnologia pode ajudar?

mar. 26, 2021

No Planejamento Hospitalar, a tecnologia tem sido uma grande aliada na gestão e controle de processos hospitalares. Essas ferramentas permitem que todas as atividades dentro de uma unidade de saúde sejam realizadas seguindo padrões estabelecidos por leis, recomendações e normas.


Por lidar diretamente com a vida humana, é preciso que esses processos sejam precisos, e, para isso, deve-se ter um bom planejamento estratégico hospitalar. Então, ao implantar um software na área da saúde, a instituição garantirá que tanto a gestão como todos os colaboradores desenvolvam suas atividades de maneira prática. Tomando então, decisões assertivas e agilizando os processos.


Mas, quais outros benefícios podem ser agregados ao implantar um sistema automatizado de saúde? Quais recursos podem ser implementados na minha instituição para gerar resultados positivos? Essa e outras dúvidas serão esclarecidas neste artigo, então continue acompanhando e boa leitura!


  • Controle de gestão de processos hospitalares 
  • Como incluir a tecnologia no processo de gestão?
  • Sistema de informação na gestão hospitalar
  • Ferramentas de gerenciamento hospitalar


#Planejamento Hospitalar - Controle de gestão de processo hospitalares

Planejamento Hospitalar - Permanência Hospitalar

A saúde é um assunto complexo e que não permite falhas. Por isso, todos os processos hospitalares precisam ser integrados. Além disso, precisam ser de qualidade e com um serviço comprometido com seus pacientes e equipes que integram a unidade de saúde. Por isso, uma gestão precisa ser eficiente, de forma a evitar problemas que prejudiquem tanto a instituição quanto seus usuários.


E para se alcançar esses resultados, não basta ter apenas uma boa equipe técnica e uma infraestrutura adequada com prestação de serviços médicos. Ou seja, é imprescindível que a gestão hospitalar foque também nos processos administrativos e desenvolva uma gestão eficiente.


Todos os setores precisam funcionar adequadamente. E, para que isso aconteça, o gestor hospitalar necessita conhecer todos os processos, ter informações de todos as áreas e acompanhar seus profissionais. Somente com esse conjunto de fatores bem alinhados, o administrador pode decidir qual medida deverá adotar. É um trabalho difícil e que exige colaboração de toda a equipe.


E, para se obter essas informações de maneira precisa, a gerência dos controles de processos hospitalares pode ser feita por meio de ferramentas que possibilitam atender a todas as necessidades dos setores.


Os recursos tecnológicos trazem inúmeras vantagens para a instituiçã. Pois, além de desburocratizar alguns serviços, ainda permite que a unidade de saúde gerencie custos, leitos, estoque de materiais, entre outros. Mais um detalhe é que essas informações dos pacientes podem ser acessadas por todos que compõem o hospital. Como a junta médica, setores administrativos e pelo gestor.


#Planejamento Hospitalar - Conhecendo seu hospital

A gestão de processos hospitalares tem sido, nos últimos anos, a função mais importante para os centros de saúde. Assim, quanto mais conhecer seu hospital, mais assertivas serão as decisões a serem adotadas. Por isso, um bom gestor precisa não apenas conhecer cada detalhe da instituição, como investir em ferramentas que tragam melhorias e desburocratizem atividades. 


Além de lidar com decisões administrativas diariamente, cabe ao gestor buscar estratégias para reduzir, por exemplo, o aumento de permanência de pacientes em leitos. Ou buscar alternativas para diminuir o aumento dos custos hospitalares. Este último fator está diretamente ligado às receitas da instituição. Que tem sofrido queda nos últimos anos, tanto em decorrência da crise econômica, como da pandemia da Covid-19.


Com baixa do rendimento e aumento da utilização dos serviços pelos beneficiários, o gestor hospitalar tem a difícil missão de buscar métodos que facilitem seu trabalho, e, um deles é por meio da tecnologia. Através dessas ferramentas, é possível ainda saber o desempenho de cada setor, quais estão gerando desperdícios e quais necessitam de investimento, como ampliação de leitos clínicos ou de UTIs, expansão de alguma área, entre outros.

Como incluir a tecnologia no processo de gestão?

Como já citamos acima, cabe ao administrador do hospital conhecer os processos que ocorrem dentro da instituição, bem como as atividades desenvolvidas por seus colaboradores em todos os setores, ter conhecimentos de leis, normas e regulações, dos procedimentos, dos recursos, gastos e até sobre os insumos.



São muitas informações, e, consequentemente, muita responsabilidade. Diante disso, ter a tecnologia para dar suporte tornou-se algo indispensável, sobretudo nos tempos atuais, em que cada vez mais empresas estão incorporando sistemas tecnológicos, proporcionando agilidade, eficiência e até se destacando-se no mercado em meio aos concorrentes.


Vantagens da tecnologia para controle de processos hospitalares

Utilizar plataformas hospitalares é imprescindível para a comunicação entre as equipes e para os pacientes, pois através delas é possível acessar informações, como exames ou consultas, por meio de mensagens de texto no aparelho de celular ou e-mail. Também pode-se realizar agendamentos, o que torna-se mais ágil e prático, especialmente porque facilita durante a necessidade de um possível remanejamento ou até cancelamento.


Outra vantagem é a melhora no desempenho dos profissionais do setor administrativo, sobretudo porque a plataforma preenche automaticamente as guias de convênio, recibos de pagamento e compra, entre outros.


Além, claro, torna mais rápida a busca das equipes, que ficam mais integradas.


Com o aumento da produtividade dos profissionais, o atendimento aos usuários dos serviços também passa por melhorias, simultaneamente. Somando essas e outras vantagens, percebemos que essas inovações fazem a diferença para a instituição, que pode competir com outras empresas de saúde diretamente.



#Planejamento Hospitalar - Controle dos processos hospitalares

Planejamento Hospitalar - Permanência Hospitalar

Através de um bom sistema de gestão hospitalar, o administrador consegue ter uma visão geral de todos os processos internos da empresa, o que otimiza os procedimentos. Com esse fluxo de informações, os serviços médicos se integram, o que possibilita agilidade e facilidade no controle, tanto na quantidade de atendimentos realizados, como das doenças existentes e dos medicamentos que têm maior demanda, por exemplo.


Dessa forma, o gestor consegue maximizar sua visão do negócio para que, assim, possa adotar uma estratégia mais assertiva. Através desses relatórios customizados, emitidos por esse software, o administrador pode analisar e melhorar sua tomada de decisão, além de reduzir e controlar os custos da entidade.


Segurança nas informações

Com todos os dados reunidos em um único sistema, aumenta também a confiabilidade das informações dos pacientes, que inclui desde os dados pessoais até as informações de exames, doenças e medicamentos. Esse histórico, tanto mais antigo como atual, serve para direcionar as equipes do hospital caso haja necessidade de alguma intervenção.



Diminuição de erros médicos

Uma dessas intervenções é a dos médicos, seja durante uma consulta, realização de exame ou até de um procedimento cirúrgico. É através desses dados que tanto o profissional quanto a administração da instituição podem tomar decisões mais assertivas para esse paciente. Os gestores que implantam essas tecnologias hospitalares garantem a facilidade dos processos no dia a dia para os profissionais e usuários.


Satisfação dos pacientes

Ao incluir em sua instituição um sistema de gestão de processos hospitalares, além de agilizar os procedimentos médicos e administrativos, economizando recursos e até evitando danos, a empresa termina por conquistar o usuário.


Isso porque a informatização reduz, por exemplo, o tempo de espera ao agendar uma consulta ou ter acesso ao resultado de um exame, além de agilizar o atendimento médico. Dessa forma, a informatização diminui o tempo na sala de espera, o que aumenta a satisfação do paciente.


Controle financeiro

Um sistema de gestão de processos também permite controlar a situação financeira da instituição. Para isso, o software utiliza os dados que foram gerados em outros sistema. O que facilita o preenchimento de faturas e notas fiscais, agilizando a cobrança de serviços. Como os dados estão centralizados, todo esse processo pode ser feito de maneira integrada, evitando retrabalho e proporcionando mais agilidade na emissão das cobranças.



Redução de custos

Ao ter controle dos processos através da tecnologia hospitalar, a empresa também consegue visualizar as despesas estruturais da instituição, dos atendimentos aos pacientes, dos procedimentos e dos convênios. Isso permite diminuir os gastos desnecessários ou adotar medidas que possam reduzir impactos negativos. Por meio dessas ferramentas simples e automatizadas, todas as atividades podem ser monitoradas, facilitando o gerenciamento dos setores.



#Planejamento Hospitalar - Sistema de informação na gestão de controle de processos hospitalares

Planejamento Hospitalar - Permanência Hospitalar

Aliada ao gerenciamento de processos hospitalares, a tecnologia tem potencializado a agilidade e otimização de acesso a dados, facilitando a organização das atividades em uma única plataforma. Independente do tamanho, é fundamental que um hospital tenha um sistema de informação, contudo, os que possuem grande demanda de atendimento conseguem ter ainda mais benefícios.


Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)

Para coletar esses dados de maneira precisa, é interessante apostar em alguns sistemas, e, um deles, é o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Através dele é possível compilar o histórico de atendimento de cada usuário, desde os especialistas com os quais ele se consultou, os exames que realizou, os procedimentos cirúrgicos, medicamentos receitados, entre outros.


Esse sistema visa otimizar a checagem de dados em processos assistenciais, o que facilita a identificação de intercorrências. Além disso, emite alertas para a equipe médica e de enfermagem, o que impede erros e possibilita correções de medicações, superdosagem, reações alérgicas, e tantas outras funções.


Com essas informações clínicas, o médico poderá determinar com mais precisão e em menor tempo o diagnóstico do paciente. É um sistema que gera satisfação aos usuários, ampliando a comunicação entre profissionais e beneficiários, o que representa benefícios para a instituição.



O PEP também tem uma grande importância na obtenção do certificado Health Information and Management Systems Society (HIMSS). Que indica o grau de digitalização da unidade de saúde. Ao eliminar o uso de prontuários de papel, o PEP reduz os riscos de perda de dados, atrasos ou falhas que possam afetar aos pacientes.


Business Intelligence (BI)

Há também os dados gerados pelo sistema de gestão de inteligência ou Business Intelligence (BI), que apresentam dados clínicos de cada setor do hospital. Eles devem estar presentes nos setores de ambulatório, emergência, internação, UTI e centro cirúrgico. O BI auxilia no momento de avaliar o desempenho profissional, bem como analisar quem utiliza mais os consultórios, quais os procedimentos cirúrgicos de cada um, entre outros.


Outro benefício está relacionado à parte administrativa, através da organização e controle do número de pacientes, leitos de enfermaria e medicações disponíveis. Essa ferramenta é muito importante para o gerente hospitalar, pois é através dela que ele poderá avaliar o não pagamento de algumas taxas de atendimento, medicamentos ou materiais nos hospitais pelos convênios médicos.



Assim, por meio do BI, é possível que esse administrador chegue de maneira ágil a esses problemas, identificando-os e obtendo respostas para agir de maneira mais direta.

Ferramentas de gerenciamento do controle de processos hospitalares

Essas ferramentas possibilitam um acompanhamento de diversas informações de uma instituição de saúde. Pensando nisso, a ForHealth, empresa especializada em KPIs para a área da Saúde, garante um sistema que cabe na palma da sua mão.


Através do Dashboard´s Online, por exemplo, é possível ter noção desde a ocupação dos leitos. Mas também da utilização das salas cirúrgicas, até o atendimento nas portas de entrada, pacientes regulados no SUS, bem como a situação das contas, tudo em uma única plataforma.


O controle de processos assistenciais, administrativos e/ou econômicos-financeiros, também estão garantidos. Como, o aumento de consumo de material/medicamento, bem como médicos que estão com baixa produção, ou até mesmo ser alertado de uma conta de alto valor que está aberta e fora da remessa de cobrança.


Somado a tudo isso, os indicadores hospitalares permitem reunir todas as informações em uma única plataforma. Isto é, juntando os dados de diversos sistemas e apresentando de forma simples, rápida e, principalmente, podendo ter o acesso feito de qualquer dispositivo (celular, tablet, computador, etc). Bem como ter um único canal de distribuição de informação, evitando assim, que esse repasse ocorra de forma equivocada.


Tudo isso com uma rápida implantação, feita por um time de especialistas capacitados em gestão hospitalar. Que desenvolveu uma metodologia de trabalho que permite a apresentação dos primeiros resultados em até duas semanas. Sem falar, claro, na proteção dos dados. Todos os serviços são tem proteção e são criptografados, com acesso via VPN ou qualquer outro protocolo de criptografia / autenticação, responsabilidade com a LGPD.



Então, não perca tempo e venha conhecer essa ferramenta da ForHealth que lhe garantirá total suporte de informações estratégicas, integração de dados e resultados do seu hospital em qualquer lugar. Entre em contato conosco e solicite seu orçamento.

ForHealth Planejamento Hospitalar
29 mai., 2021
Exclusividade ForHealth: Conheça agora todos os benefícios que apenas clientes ForHealth possuem e aproveite para obtê-los você também!
Software B.I.
28 mai., 2021
Descubra 4 dos pontos chaves sobre software BI, o sistema que compila os dados e oferece informações valiosas para a monitoria dos processos hospitalares!
Planejamento Hospitalar Investimento
28 mai., 2021
Entenda como o mercado está investindo em controle de processos e indicadores para aumentar a produtividade! Clique aqui para ler o artigo!
Planejamento Hospitalar | 5 Passos para melhorar a Produtividade
25 mai., 2021
Conheça 5 passos fundamentais para melhorar a produtividade do seu hospital com indicadores hospitalares. Clique aqui e entenda sobre!
Planejamento Hospitalar | Perda de Receita
25 mai., 2021
Se sua instituição hospitalar está sofrendo com a perda de receita, você precisa saber exatamente quais aspectos estão sendo afetados.
Planejamento Hospitalar | Controle de Processos e Indicadores
25 mai., 2021
Aprenda como fazer o controle de processos e indicadores para sua instituição hospitalar a partir da análise de indicadores de desempenho.
Planejamento Hospitalar - Software de Gestão
29 mar., 2021
Saiba como um software de controle de processos e indicadores pode facilitar a gestão do seu hospital. Leia o artigo e conheça mais!
26 mar., 2021
Dentro do Planejamento Hospitalar, o controle de processos e indicadores é o pilar que sustenta a administração do hospital, para que a instituição possa se manter dentro do controle, atingindo as suas metas e objetivos. Nesse sentido, o controle das atividades envolve tudo o que é feito dentro da instituição de saúde, desde a chegada do paciente, passando pela administração, até o setor financeiro. Realizar o controle de processos hospitalares visa fazer com que todas as atividades dentro da instituição sejam feitas conforme os padrões que estabeleceram. Com isso, os gestores conseguem ampliar a visão do funcionamento das organizações de Saúde. E para realizar a gestão de forma eficiente, os gestores podem contar com ferramentas que descomplica o controle dos processos que ocorrem no hospital. Entre eles, podemos dar destaque aos indicadores estratégicos. Por meio deles, é possível mapear todas as atividades feitas por cada funcionário da instituição, do assistencial ao BackOffice. Além disso, também é possível monitorar se esse trabalho está sendo feito de acordo com os padrões impostos. Tendo em vista a presente imersão ao tecnológico, a transformação digital com a implantação de sistemas que substituem os antigos e embaralhados papéis podem facilitar na otimização do gerenciamento de processos. Assim, ao utilizar indicadores estratégicos nas ações de controle e planejamento, é possível cumprir metas e avaliar erros que podem afetar o funcionamento do hospital e impactar no atendimento ao paciente. Para esclarecer melhor tópicos referentes a esse tema, selecionamos os seguintes pontos para serem abordados nesse artigo: Por que fazer o controle de processo no meu hospital? Vantagens dos sistemas de gestão Investimentos essenciais para o controle de processos Os indicadores hospitalares no controle de processos O que eu posso monitorar com os indicadores hospitalares? Acompanhe a leitura e fique por dentro!
Planejamento Hospitalar: Aumento de Custo Hospitalar
26 mar., 2021
Saber controlar o aumento de custo hospitalar garante a manutenção da instituição e a boa prestação de serviço ao usuário.
Planejamento Hospitalar: Aumento de Permanência
26 mar., 2021
O planejamento de uma gestão hospitalar influencia no funcionamento de um hospital, inclusive evitando o aumento da permanência.
Mais Posts
Share by:
Dúvidas?
Fale com um Gerente de Contas.